terça-feira, 11 de abril de 2017

Roteiro de Estudo: Sociaização e Controle Social


Ø  A sociedade é uma produção humana, e o ser humano é uma produção social.
Ø  Socialização – é o conceito que procura estabelecer os parâmetros de análise do processo pelo qual a sociedade concebe os indivíduos, e os indivíduos, por sua vez, concebem a sociedade.
Ø  Socialização é o processo de transmissão dos códigos culturais de um grupo social aos indivíduos que dele fazem parte, integrando-os à medida que interiorizam as informações recebidas.
Ø  Os mecanismos de socialização acontecem em dois níveis, classificados como socialização primária e socialização secundária.
Ø  Denominamos socialização primaria – os contatos caracterizados por alto grau de afetividade, que constituem relações diretas e de forte proximidade entre os integrantes, as interações face a face.
Ø  Socialização secundária – pode ser entendida como a socialização iniciada ao final da infância e que continua pelo restante da vida.
Ø  O processo de socialização que ocorre nos locais de trabalho, nos grupos de amigos, nas práticas esportivas em grupo
Ø  Agentes de Socialização: meios de comunicação de massa, que causam impacto na formação dos indivíduos desde a primeira infância pelos programas e publicidade direcionados ao público infantil.



Ø  As instituições sociais* determinaram as diferentes maneiras pelas quais os indivíduos são moldados no decurso de sua socialização.
                *Entende-se o conjunto relativamente estável de padrões culturais sancionados coletivamente e que servem como modelo para a construção das personalidades e das ações dos indivíduos.
Ø  O conceito sociológico de instituição social não tem estrutura material ou organização formal.
Ø  Uma instituição é um padrão amplamente aceito de ação que tenta atender às necessidades criadas pelos agrupamentos humanos ao longo do tempo.
Ø  Os grupos sociais se estabelecem por meio de interesses, práticas e valores compartilhados por um grupo de indivíduos, enquanto as instituições sociais se referem a padrões e normas que se aplicam aos diferentes grupos existentes em uma sociedade.
Ø  Na vida em sociedade, um elemento central para a construção de cada sujeito é sua interação social ou o modo como ele estabelece relações com os outros indivíduos e com a cultura.
Ø  O conjunto das influências recíprocas desenvolvidas entre os indivíduos e entre estes e os grupos sociais.
Ø  Nas diversas esferas da sociedade e nos diferentes processos de interação, grupos e indivíduos ocupam posições sociais associadas a diferentes graus de prestígio, poder, direitos e deveres.
Ø  O status pode ser percebido de acordo com a posição ocupada na sociedade e na estrutura social por indivíduos e grupos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário