CULTURA E IDEOLOGIA - 2
QUESTÃO 01
A hibridez
descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus
antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não
anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura”
ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e
histórias e resistem à assimilação.
CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas
e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).
Contrapondo o
fenômeno da hibridez à ideia de “pureza” cultural, observa-se que ele se
manifesta quando:
a)
criações originais deixam
de existir entre os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das
obras uns dos outros.
b)
civilizações se fecham a
ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes
abandonados.
c)
populações demonstram
menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais
estrangeiros.
d)
elementos culturais
autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em
seus lugares de origem.
e)
intercâmbios entre
diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e
manifestações.
QUESTÃO 02
A recuperação
da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo
cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do
resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar
perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu
movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em
Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no
texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira
ou o candomblé, deve considerar que elas
a)
permanecem como reprodução
dos valores e costumes africanos.
b)
perderam a relação com o
seu passado histórico.
c)
derivam da interação entre
valores africanos e a experiência histórica brasileira.
d)
contribuem para o
distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
e)
demonstram a maior
complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
QUESTÃO 03
Os movimentos
extremistas que surgiram na Europa, no século XX, pautavam-se pelo ideal de
pureza e superioridade cultural de um grupo étnico. Entre eles, o nazismo é o
mais lembrado em virtude do enorme impacto das atrocidades associadas a ele. Se
os planos do regime nazista fossem concretizados e o extermínio da população
judaica fosse uma realidade, todo e qualquer traço da cultura judaica estaria
também exterminado.
A afirmação
anterior está:
a)
correta, já que
nenhuma cultura permanece sem um povo para mantê-la.
b)
correta, uma vez
que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços
culturais que cultivavam.
c)
errada, já que
era impossível exterminar todos os judeus que existiam no território alemão.
d)
errada, pois
sempre existirão traços remanescentes de uma cultura embebida em outra em razão
do processo de troca e assimilação cultural.
QUESTÃO 04
Uma das maiores
preocupações da Antropologia brasileira é justamente a possibilidade da
destruição das culturas indígenas que ainda resistem, em certa medida, no país.
Em certos aspectos, o processo de aculturação, que de várias maneiras culminou
na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, pode ser visto
na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual
abandono de suas línguas.
Com base no
trecho acima, podemos afirmar que a aculturação é equivalente à destruição
completa de uma cultura?
a)
Sim, já que as
mudanças que uma cultura original sofre tornam-na impura e completamente
diferente do que naturalmente era.
b)
Não, já que a
aculturação equivale à absorção recíproca de traços culturais entre culturas
diferentes mediante a convivência.
c)
Sim, uma vez que
a aculturação só é possível mediante a imposição absoluta e sistemática de uma
cultura sobre outra.
d)
Não, pois
vestimenta, construção de casas e a língua de um grupo não são traços
culturais.
QUESTÃO 05
O etnocentrismo
pode ser definido como uma “atitude
emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades
culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim,
compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se
afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude
etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou
de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”.
(WILLEMS,
E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)
Com base no texto
e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela
uma atitude etnocêntrica:
a)
A existência de
culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias
de tipo incivilizado.
b)
Os povos
indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de
conhecimentos ocidentais.
c)
Os critérios de
julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela
compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma
delas.
d)
As culturas podem
conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade
e inferioridade entre as mesmas.
e)
O encontro entre
diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do
aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
QUESTÃO 06
Observe os
quadrinhos a seguir:
Nos quadrinhos o
cartunista faz uma ironia sobre a perspectiva adotada pelos ‘civilizados’ em
relação aos ameríndios. Por intermédio dessa ironia, Henfil revela práticas
contumazes dos ditos ‘civilizados’. Sobre essas práticas, analise as
afirmativas a seguir.
I. As práticas
dos ‘civilizados’ expressam uma postura de relativismo cultural, pois os
aspectos da cultura ameríndia são abordados em seu próprio contexto.
II. A disposição
de assimilar os ameríndios à ‘civilização’ é um sinal evidente de negação do
direito à diferença cultural.
III. Os
‘civilizados’ se propõem a estabelecer uma relação simétrica com a sociedade
dos ameríndios.
IV. Os ameríndios
são vistos pelos ‘civilizados’ sobretudo pela ausência do que é natural para os
próprios civilizados.
Estão corretas
apenas as afirmativas:
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
II e IV.
d)
I, III, IV.
e)
II, III, IV.
QUESTÃO 07
O significado da
palavra cultura esteve vinculado à terra até o século XVIII. Com o Iluminismo,
o termo passa a definir uma característica do homem. Essa mudança de
perspectiva só foi possível graças:
a)
à descoberta da
teoria da evolução das espécies e à afirmação de que o homem era descendente
dos macacos;
b)
à imposição da
Igreja para que se aceitasse a ideia de cultura como uma característica humana;
c)
à descoberta de
novos mundos, como a América, que colocou o homem em contato com povos
diferentes do europeu;
d)
ao
desenvolvimento da ciência e à descoberta de novas formas de produção de
alimentos;
e)
a uma nova
concepção de mundo, segundo a qual o homem passou a ser o centro do universo, e
não mais Deus;
QUESTÃO 08
O conceito
antropológico de cultura define o termo como:
a)
um elemento que
aproxima os homens dos animais;
b)
uma função
orgânica do homem;
c)
um elemento que
garante a homogeneidade entre os povos;
d)
um traço
distintivo do homem, mas que não é homogêneo;
e)
as capacidades e
os hábitos esquecidos pelo homem;
QUESTÃO 09
Assinale a opção
que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da
antropologia:
a)
A cultura diz
respeito aos atributos a - históricos que singularizam um povo;
b)
A cultura de um
povo é determinada pelo meio natural;
c)
A cultura é
herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
d)
A cultura é uma
forma de linguagem que tem origem simbólica;
QUESTÃO 10
O fato de o homem
ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para
considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa
tendência se denomina:
a)
egocentrismo
b)
heliocentrismo
c)
heterocentrismo
d)
etnocentrismo
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