sexta-feira, 20 de março de 2020

Atividade Sociologia - CULTURA E IDEOLOGIA - 2


CULTURA E IDEOLOGIA - 2
QUESTÃO 01
A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.
CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).
Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de “pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando:
a)       criações originais deixam de existir entre os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das obras uns dos outros.
b)      civilizações se fecham a ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.
c)       populações demonstram menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais estrangeiros.
d)      elementos culturais autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus lugares de origem.
e)      intercâmbios entre diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e manifestações.

QUESTÃO 02
A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
a)       permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b)      perderam a relação com o seu passado histórico.
c)       derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
d)      contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
e)      demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

QUESTÃO 03
Os movimentos extremistas que surgiram na Europa, no século XX, pautavam-se pelo ideal de pureza e superioridade cultural de um grupo étnico. Entre eles, o nazismo é o mais lembrado em virtude do enorme impacto das atrocidades associadas a ele. Se os planos do regime nazista fossem concretizados e o extermínio da população judaica fosse uma realidade, todo e qualquer traço da cultura judaica estaria também exterminado.
A afirmação anterior está:
a)       correta, já que nenhuma cultura permanece sem um povo para mantê-la.
b)      correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam.
c)       errada, já que era impossível exterminar todos os judeus que existiam no território alemão.
d)      errada, pois sempre existirão traços remanescentes de uma cultura embebida em outra em razão do processo de troca e assimilação cultural.

QUESTÃO 04
Uma das maiores preocupações da Antropologia brasileira é justamente a possibilidade da destruição das culturas indígenas que ainda resistem, em certa medida, no país. Em certos aspectos, o processo de aculturação, que de várias maneiras culminou na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, pode ser visto na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual abandono de suas línguas.
Com base no trecho acima, podemos afirmar que a aculturação é equivalente à destruição completa de uma cultura?
a)       Sim, já que as mudanças que uma cultura original sofre tornam-na impura e completamente diferente do que naturalmente era.
b)      Não, já que a aculturação equivale à absorção recíproca de traços culturais entre culturas diferentes mediante a convivência.
c)       Sim, uma vez que a aculturação só é possível mediante a imposição absoluta e sistemática de uma cultura sobre outra.
d)      Não, pois vestimenta, construção de casas e a língua de um grupo não são traços culturais.

QUESTÃO 05
O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”.
(WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) 
Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
a)       A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado. 
b)      Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais. 
c)       Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas. 
d)      As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas. 
e)      O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo. 

QUESTÃO 06
Observe os quadrinhos a seguir: 
Fonte: HENFIL. Fradim. Rio de Janeiro: Codecri, [197-], p. 3.
Nos quadrinhos o cartunista faz uma ironia sobre a perspectiva adotada pelos ‘civilizados’ em relação aos ameríndios. Por intermédio dessa ironia, Henfil revela práticas contumazes dos ditos ‘civilizados’. Sobre essas práticas, analise as afirmativas a seguir.
I. As práticas dos ‘civilizados’ expressam uma postura de relativismo cultural, pois os aspectos da cultura ameríndia são abordados em seu próprio contexto.
II. A disposição de assimilar os ameríndios à ‘civilização’ é um sinal evidente de negação do direito à diferença cultural.
III. Os ‘civilizados’ se propõem a estabelecer uma relação simétrica com a sociedade dos ameríndios.
IV. Os ameríndios são vistos pelos ‘civilizados’ sobretudo pela ausência do que é natural para os próprios civilizados.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)       I e II.
b)      I e III.
c)       II e IV.
d)      I, III, IV.
e)      II, III, IV.

QUESTÃO 07
O significado da palavra cultura esteve vinculado à terra até o século XVIII. Com o Iluminismo, o termo passa a definir uma característica do homem. Essa mudança de perspectiva só foi possível graças:
a)       à descoberta da teoria da evolução das espécies e à afirmação de que o homem era descendente dos macacos;
b)      à imposição da Igreja para que se aceitasse a ideia de cultura como uma característica humana;
c)       à descoberta de novos mundos, como a América, que colocou o homem em contato com povos diferentes do europeu;
d)      ao desenvolvimento da ciência e à descoberta de novas formas de produção de alimentos;
e)      a uma nova concepção de mundo, segundo a qual o homem passou a ser o centro do universo, e não mais Deus;

QUESTÃO 08
O conceito antropológico de cultura define o termo como:
a)       um elemento que aproxima os homens dos animais;
b)      uma função orgânica do homem;
c)       um elemento que garante a homogeneidade entre os povos;
d)      um traço distintivo do homem, mas que não é homogêneo;
e)      as capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem;

QUESTÃO 09
Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia:
a)       A cultura diz respeito aos atributos a - históricos que singularizam um povo;
b)      A cultura de um povo é determinada pelo meio natural;
c)       A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
d)      A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica;

QUESTÃO 10
O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
a)       egocentrismo
b)      heliocentrismo
c)       heterocentrismo
d)      etnocentrismo



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