CULTURA E IDEOLOGIA
QUESTÃO 01
“Todo sistema
cultural tem sua própria lógica e não passa de um ato primário de etnocentrismo
tentar transferir a lógica de um sistema para outro”.
(LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. 8 ed., Rio de
Janeiro. Jorge Zahar, 1993).
Considerando o
texto acima, marque a alternativa correta acerca das afirmações a seguir:
I - As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura
quanto qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais
presentes em outras culturas.
II - As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas
estão mal adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o
Estado.
III - As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos
materiais e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra,
faltando-lhes apenas uma linguagem própria.
IV - As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir
cultura plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado
e as instituições escolares.
a)
I e II estão
corretas.
b)
Apenas I está
correta.
c)
I e III estão
corretas.
d)
I e IV estão
corretas.
QUESTÃO 02
“As práticas
religiosas indígenas, contudo, não desapareceram, convivendo com o pensamento
cristão. O mesmo ocorreu com os negros vindos da África, que trouxeram para cá
sua cultura religiosa [...] Uma prova da mistura e da presença das várias
tradições culturais e religiosas no Brasil era a chamada ‘bolsa de mandinga’,
pequeno recipiente no qual se guardavam vários amuletos com o objetivo de
oferecer proteção e sorte a quem a carregava. Dentro da bolsa encontravam-se
objetos das culturas europeias, africana e indígena, podendo conter enxofre,
pólvora, pedras, osso de defunto, papéis com dizeres religiosos ou símbolos,
folhas, alho e outros elementos que variavam conforme o uso a que ela se
destinava”.
(MONTELLATO,
Andrea. História temática: diversidade cultural e conflitos. São
Paulo: Scipione, 2000. P. 145.)
É correto afirmar
que o texto refere-se a:
a)
Um processo
chamado de aculturação em que os grupos abandonam suas tradições.
b)
Uma forma de
organizar as diferenças que os homens percebem na natureza e no mundo social.
c)
Um processo de
ressignificação de elementos culturais tendo como resultado uma nova
configuração.
d)
Um movimento de
eliminação de determinadas culturas quando transpostas para fora da sua área de
origem.
e)
Um movimento de
imitação de costumes estrangeiros, inerente aos países periféricos.
QUESTÃO 03
No Brasil e em
outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e
genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente distintas
das de origem europeia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e
africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as
formas de etnocentrismo. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo.
a)
“Quando nos
referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua acepção
mais lata. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca o
progresso, a evolução[...]” (Revista Brazil Médico, 1904.)
b)
“Esta Lei regula
a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o
propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e
harmoniosamente, à comunhão nacional”. (Estatuto do Índio, Lei No 6001 de 19 de
dezembro de 1973, Artigo 1º, ainda em vigor.)
c)
As sociedades
humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados
sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e
o positivo. Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras
encontram-se nos estádios teológico ou metafísico e,
por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa
sociedade. (Baseado em Augusto Comte.)
d)
“[...]segundo o
que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos Gerais, é
evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência,
indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em
beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em
aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos
entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil
matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu
favor”. (Saint- Hilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba –1820.)
e)
“O Estado
garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes
da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das
manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas
populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes
do processo civilizatório nacional”. (Constituição Federal de 1988 na Seção II
– Da Cultura, Art. 215.)
QUESTÃO 04
O misterioso da
forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as
características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas
dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social
dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente fora
deles, entre objetos.
(Adaptado:
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 71.)
Com base no texto
e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Marx:
a)
As mercadorias,
por serem objetos, são destituídas de qualquer vinculação com os seus
produtores.
b)
As mercadorias materializam
a harmonia presente na realização do trabalho alienado.
c)
Os trabalhadores,
independentemente da maneira como produzem a mercadoria, são alijados do
processo de produção.
d)
As mercadorias
constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e
trabalhadores.
e)
A mercadoria, no
contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo
os aspectos sociais do trabalho.
QUESTÃO 05
“Enunciado de
maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como
certa a superioridade de sua cultura”. “Todas as sociedades conhecidas são
etnocêntricas”. “A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade,
também é etnocêntrica”. “Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão
de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto
somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa
consegue deixar de sê-lo”.
Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C.
L. Sociologia. Tradução
de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47.
Com base nessas
informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a
seguinte alternativa:
a)
O crescimento do
PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
b)
A raça ariana é
superior.
c)
A produtividade
da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
d)
Não gosto de
música sertaneja.
e)
Acredito em minha
religião.
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