segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Atividade Complementar sobre Maias, Astecas e Incas


Educandário Sol Nascente
Goiânia, _______ de _____________ de 2018.
Nome: __________________________________
Professor: Marcelo Henrique Junta

Atividade Complementar sobre Maias, Astecas e Incas 

1. As civilizações pré-colombianas que se desenvolveram na região da Mesoamérica (onde hoje está parte do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua) – civilização asteca e civilização maia – foram consideradas bastante avançadas para os europeus que com elas travaram o primeiro contato. Aponte a alternativa abaixo que contenha alguns dos aspectos definidores desta característica de “civilização avançada”: 
a) Astecas e maias possuíam uma sofisticada tecnologia de navegação ultramarina que possibilitou a exploração das regiões litorâneas da América do Sul. 
b) As grandes cidades destas civilizações, como Teotihuacán, possuíam um grande sistema de infraestrutura, tendo desenvolvido grandes templos, grandes vias e praças para comércio e comportavam até mais de 100.000 habitantes dentro de seus domínios. 
c) Astecas e maias não faziam sacrifícios cruentos (morte de pessoas ou animais), pois já havia entre essas civilizações um avançado sistema religioso, como o Cristianismo e o Budismo. 
d) Essas duas civilizações tinham em comum o fato de possuírem um sofisticado sistema astronômico e um exímio domínio da pólvora. 
e) As cidades pré-colombianas da Mesoamérica não tinham templos grandiosos, pois haviam concebido um tipo de estado laico, com administração burocrática isenta de interferências religiosas. 

2. (UFSM-RS) [Adaptada] "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na civilização asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros." 
KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996, p. 13.) 
O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era: 
a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros. 
b) igualitária e guerreira, não conhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira. 
c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar. 
d) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal. 
e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro. 

3. (UGF/RJ) [adaptada] A civilização maia, floresceu na região que hoje corresponde ao(s): 
a) Uruguai, Argentina e sul do Chile. 
b) Paraguai e Bolívia. 
c) Brasil e Venezuela. 
d) Norte de Guatemala, Honduras Britânica e sudeste do México. 
e) Andes peruanos. 

4. Qual era a capital do Império Asteca? 
a) Tlaxcala 
b) Tenochtitlán 
c) Yucatã 
d) Astlán 
e) Cuzco 

5. Marque um X na alternativa que completa corretamente as frases abaixo, sobre a localização das culturas pré-colombianas: Maias, Incas e Astecas. 

1ª - Os (...) habitaram o vale do México, região muito pantanosa. Através de sucessivas guerras, pelas quais submeteram os povos vizinhos, formaram um império centralizado, passando a dominar todo o Planalto Mexicano; 

2ª - Os (...) habitavam a região onde hoje está a Guatemala, parte de Honduras e de El Salvador e a Península de Yucatã, no México. 

3ª - Os (...) habitavam no território que se estendia ao longo da Cordilheira dos Andes e incluía terras hoje pertencentes à Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile. 

a) Incas – Astecas – Incas; 
b) Astecas – Incas – Maias; 
c) Maias – Astecas – Incas; 
d) Astecas – Maias – Incas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário