terça-feira, 14 de agosto de 2018

Atividade Complementar sobre Neocolonialismo - 8º ano


Educandário Sol Nascente
Goiânia, _______ de _____________ de 2018.
Nome: __________________________________
Professor: Marcelo Henrique Junta

Atividade Complementar sobre Neocolonialismo

1.   Explique quais os interesses dos países europeus em dividir a África e Ásia.






2.   Explique de que forma a Segunda Revolução Industrial contribuiu para o surgimento do neocolonialismo.






Leia o texto a seguir:

“Por mais que retrocedamos na História, acharemos que a África está sempre fechada no contato com o resto do mundo, é um país criança envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da história consciente. O negro representa o homem natural em toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo devemos esquecer todas as representações europeias. Devemos esquecer Deus e as leis morais”.
HEGEL, Georg W. F. Filosofia de la historia universal. Apud HERNANDEZ, Leila M.G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. p. 20-21. [Adaptado]

3.   O fragmento é um indicador da forma predominante como os europeus observavam o continente africano no século XIX. Essa observação relacionava-se a uma definição sobre a cultura, que se identificava com a ideia de:
a)   progresso social, materializado pelas realizações humanas como forma de se opor à natureza.
b)   tolerância cívica, verificada no respeito ao contato com o outro, com vistas a manter seus hábitos.
c)    autonomia política, expressa na escolha do homem negro por uma vida apartada da comunidade.
d)   liberdade religiosa, manifesta na relativização dos padrões éticos europeus.
e)   respeito às tradições, associado ao reconhecimento do valor do passado para as comunidades locais.

4.   Podemos dizer que o neocolonialismo, no continente africano, produziu efeitos como:
a)   o confronto entre os reinos de Songhai e Mali.
b)   o alto desenvolvimento tecnológico de regiões como o Zaire, ou Congo Belga.
c)    a exportação do modo de vida africano para a Europa.
d)   as Guerras dos Bôeres.
e)   a divisão territorial africana de acordo com cada tribo e etnia existente.

5.   Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da:
a)   incorporação da Libéria aos domínios norte-americanos, em troca do controle da África do Sul pela Inglaterra e Holanda.
b)   independência de Angola e Moçambique e da incorporação do Congo ao império ultramarino português.
c)    ocupação e do controle do território africano de acordo com os interesses das diversas potências representadas.
d)   condenação do regime do Apartheid estabelecido na África do Sul e denunciado pelo governo britânico.
e)   incorporação da Etiópia aos domínios italianos e à transformação do Egito em protetorado da Alemanha.

6.   Como forma de justificar a dominação dos continentes africano e asiático, as potências europeias valeram-se de teses científicas da época que pregavam a superioridade da civilização europeia com relação às demais. Essas teses foram difundidas pela doutrina do(a):
a)   Liberalismo
b)   Mercantilismo
c)    Estamento Burocrático
d)   Sociobiologia
e)   Darwinismo Social

7.   O neocolonialismo no continente africano foi justificado pelos europeus como missão civilizatória para encobrir seus interesses econômicos nesse território. Além disso, o neocolonialismo era baseado em inúmeras teorias raciais do período, destacando-se entre elas o darwinismo social. Acerca do darwinismo social, podemos afirmar que:
a)   partindo de uma leitura incorreta e racista da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, o darwinismo social defendia a existência de raças humanas naturalmente superiores às outras.
b)   o darwinismo social partia do princípio de que a adoção do cristianismo pelos europeus tornava-os superiores aos povos pagãos.
c)    partia de um determinismo geográfico, que afirmava que o clima típico dos trópicos justificava a “inferioridade” do desenvolvimento social dos povos da África.
d)   reforçava a visão fraternal da época que reforçava os laços de igualdade entre europeus e africanos.
e)   afirmava que um povo com o poder das armas modernas obrigatoriamente deveria impor seu domínio contra outros povos.


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