segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Gabarito Atividades do Cotidiano - História do Brasil

1)        Quais os objetivos declarados das Forças Armadas ao darem o golpe de 1964?
Pretendiam acabar com a “desordem”, isto é, o regime de intensa mobilização política vivido no governo de Goulart. Após o golpe e o afastamento dos políticos considerados indesejáveis, isto é, de esquerda, os militares pretendiam devolver o poder aos civis. Portanto, pretendia-se apenas uma rápida intervenção no jogo político.

2)        O que foi a indexação da economia brasileira, implantada em 1964?
Foi a criação de um mecanismo que permitia o imediato reajuste de tarifas públicas e aplicações financeiras assim que a inflação subisse. Logo, ao mesmo tempo criava-se um mecanismo de proteção contra a inflação e de estímulo ao crescimento.

3)        Identifique os principais objetivos do grupo Castelistas e da Linha Dura do exército durante os primeiros anos do regime militar.
O grupo castelista permanecia fiel às propostas originais do golpe de 64, isto é, a rápida intervenção dos militares na política; enquanto a linha dura pretendia radicalizar o combate à “subversão comunista”, defendendo a perpetuação dos militares no poder.

4)        Caracterize o Ato Institucional nº 5.
O AI-5, o mais violento de todos e verdadeiro símbolo do regime ditatorial, implantado em 1968 e responsável pelo endurecimento do regime, dava ao presidente da República o poder de fechar o Congresso, cassar mandatos, suspender direitos políticos e, principalmente, decretava a suspensão do habeas corpus.

5)        Como se desenvolveu a guerra de guerrilha no Brasil durante o regime militar?
A guerra de guerrilhas desenvolveu-se no campo (guerrilha rural), com o crescimento dos focos guerrilheiros da Serra do Caparaó, do vale do Ribeira e o mais importante no Araguaia; e nas cidades (guerrilha urbana), onde se destacou a Ação Libertadora Nacional, de Carlos Marighella. Tanto no campo quanto nas cidades o movimento fracassou, principalmente devido ao pouco preparo de seus integrantes em comparação com a eficiência da violenta repressão governamental.

6)        Quais os principais medidas do governo que tornaram possível o assim chamado “milagre” econômico brasileiro do início dos anos 70?
 A abertura do país ao capital estrangeiro, os pesados investimentos estatais em certos setores da economia (indústria, energia, comunicações), a expansão do consumo interno provocada pelo aumento da massa salarial das camadas mais abastadas e o arrocho salarial afetando os setores mais humildes, ampliando as margens de lucro dos empresários.

7)        Comente a seguinte frase: “A concretização do milagre econômico brasileiro implicava a existência de algum tipo de governo autoritário ou ditatorial”.
O achatamento salarial, visto como forma de ampliar os lucros do empresariado e garantir taxas de reinvestimento na economia, só seria possível através de algum tipo de imposição, que uma ditadura militar não teria dificuldades de implementar.

8)        Quais os fatores que levaram ao desenvolvimento do processo de abertura política a partir do governo Geisel?
A abertura foi provocada pelo retorno do grupo castelista ao poder em 1975 com o presidente Geisel, levando à conclusão da proposta original do golpe  de 64, que previa o retorno dos militares aos quartéis. Além disso, os militares sofriam um desgaste natural provocado por dez anos de regime militar. O esgotamento do “milagre” econômico, que, de alguma forma, justificava a ditadura política e o esmagamento da oposição mais radical ao governo, tornava a redemocratização mais aceitável para os militares.

9)        De que forma a crise econômica dos anos 80 afetou a abertura política?
O regime militar brasileiro procurava se justificar em função do sucesso na área econômica, como, por exemplo, na época do “milagre” (início dos anos 70). Dessa forma, o início da crise econômica da década seguinte e a verdadeira implosão do “milagre” inviabilizaram a manutenção dos militares no poder, uma vez que foram responsabilizados pela crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário